Cuidar da imagem do seu estabelecimento na internet é tão importante quanto à qualidade dos pratos e o atendimento no local! As fotos dos ambientes do restaurantes e dos pratos precisam também da sua atenção!

Imagem, desde sempre, vende! É ela que cria o desejo, que exalta as qualidades dos pratos e que dá água na boca para quem está vendo. E, para uma boa fotografia não basta apenas ter um prato saboroso, algumas técnicas são necessárias para deixa-lo ainda mais atrativo e sedutor.

E estimular os sentidos dos consumidores com imagens de dar água na boca é uma ótima forma de atrair mais clientes, em especial nas redes sociais, onde as fotos fazem sucesso diariamente com curtidas, comentários e compartilhamentos.

Pensando em ajudar a você tirar fotos atrativas dos ambientes e também dos pratos do cardápio, selecionamos as principais dicas de fotografia para bares e restaurantes. Veja abaixo e mãos na câmera (ou no celular!).

Celular ou Câmera Profissional

Antes das dicas uma das dúvidas principais: é preciso ter uma câmera profissional, ou fotos de celulares são suficientes?

E a resposta é: depende!

Hoje em dias, muitos smartphones têm câmeras ótimas, que tiram fotos com nitidez, ótima resolução e cores. Em geral, os celulares mais modernos têm câmeras que reúnem recursos muito similares às câmeras profissionais.

Mas, se você pode investir mais, é altamente recomendado contratar um fotógrafo profissional de gastronomia. Ele conhece bem as técnicas, consegue montar um cenário mais atrativo, bem como utilizar ao máximo os recursos para a imagem perfeita tanto dos ambientes, quanto dos pratos! E, claro, bons profissionais possuem equipamento de ponta, de alta qualidade, que resultam em um trabalho impecável, de dar água na boca!

Mas, independente do equipamento, as dicas abaixo devem ser aplicadas. Confira.

4 principais dicas de fotografia para bares e restaurantes

Dica 1: Pré-produção

O primeiro passo para uma boa foto é planejamento! Defina alguns dias na semana que você fará as fotos e comunique com o pessoal da cozinha. Assim, não há problemas de ninguém ser pego de surpresa.

Os pratos devem ser o mais reais possíveis da apresentação costumeira, claro. Nada de enfeitar demais no dia da foto e frustrar consumidores depois.

Na prática funciona assim: a cada pedido que for ficando pronto, coloque o prato no cenário e dê os cliques. Nada de demorar muito! E, em seguida, é só servir.

Dica 2: Composição

A composição fotográfica é basicamente a montagem de um “cenário” que servirá para compor a sua foto.

Assim, no dia planejado, pense no local da foto. Se preciso, monte um espaço para ser cenário com jogo americano, uma toalha de mesa, talheres, copos (servidos, hein!!), e decoração (se for normal no seu restaurante, como flores, vasinhos de mesa, velas, etc). Esse pequeno espaço é ótimo para fotos em close, como as abaixo:

Foto prato do Restaurante Mediterrâneo, em Morro de São Paulo.

Foto: prato do Restaurante Mediterrâneo, em Morro de São Paulo.

Mas, se preferir tirar fotos mais amplas, pense também no cenário geral.

Organize os elementos do seu ambiente: as mesas, cadeiras, luzes, quadros, decoração, etc. No caso de bares, é interessante utilizar como fundo a organização das bebidas nas prateleiras, montar uma mesa com copos para mostrar os drinks, chopps, vinhos… Essa organização é fundamental para as fotos dos ambientes! Veja alguns exemplos abaixo:

Foto: prato de sobremesa Restaurante Du Chef, em Salvador.

Foto: prato de sobremesa Restaurante Du Chef, em Salvador.

Foto: ambiente do Restaurante Du Chef, em Salvador.

Foto: ambiente do Restaurante Du Chef, em Salvador.

Dica 3: Iluminação

O principal fator que vai te ajudar na hora de produzir as fotos é a iluminação. Para isso, nós temos dois tipos: a luz natural e a luz artificial.

Para fotos da fachada, ambientes externos, entrada e recepção, a luz mais indicada é a natural. Sendo assim, tire fotos durante o dia, preferencialmente de manhã (até 9h) ou final de tarde (após às 16h), que é quando as sombras não estão tão marcantes.

Dica prática: para tirar a foto ideal dos ambientes externos e fachada vire suas costas para a direção do sol. Assim, o ambiente fica iluminado com a luz e a foto sai ótima! (só cuidado com a sua sombra na imagem!).

Foto: Pixabay.

Foto: Pixabay.

Foto: Pixabay.

Foto: Pixabay.

Já no caso de fotos do ambiente interno, é ideal que o local tenha uma boa iluminação artificial, com lâmpadas claras que deixem todo o espaço visível nas fotos. Veja alguns exemplo:

Foto: Pixabay.

Foto: Pixabay.

E no caso dos pratos, é ideal que tenha uma luz artificial (pode aproveitar um espaço da cozinha com luz direta no prato, ou mesmo comprar uma luminária potente, ou até uma lanterna boa), e não use flash!

Foto: via Escola Marketing Mineiro.

Foto: via Escola Marketing Mineiro.

Outra dica prática é usar as janelas! Quando for tirar fotos dos locais fechados fique perto das janelas de costas para elas. Esses locais geralmente têm mais luz e os sensores da sua câmera percebem isso. Posicione então o ambiente ou o objeto a ser fotografado na luz que vem da janela, assim você diminui os riscos de fotos borradas ou não nítidas.

Dica 4: Enquadramento

Preste bastante atenção no enquadramento ao fotografar o ambiente. A posição da câmera, ângulo e foco farão a grande diferença na qualidade a sua foto.

Tudo o que deseja destacar, priorize em deixar no centro da imagem, seja para uma foto interna ou externa.

Outra forma de acertar no enquadramento, é seguir a regra dos terços. Ela é ideal para orientar na hora de fotografar produtos com uma disposição visualmente mais atrativa.

Para isso, trace uma grade imaginária com duas linhas verticais e duas horizontais, e procure posicionar os seus elementos em um dos pontos que as linhas se encontram, conforme a imagem abaixo:

regra-dos-tercos-gastronomiaweb

Note que os vegetais estão no encontro das retas, bem como os principais cortes da carne, destacando ainda mais todos os pedaços.

E evite dar zoom nas suas fotos! Ao fazer isso, você estará apenas recortando um pedaço da imagem e não se aproximando do objeto, o que pode piorar a resolução. Se quer fotografar algo mais de perto sem comprometer a qualidade da imagem, se aproxime!

O resultado de uma sessão de fotos no restaurante são imagens que atraem os olhos e dizem tudo sobre seu estabelecimento, tornando-o desejável e os pratos gostosos de olhar e de provar!

Abaixo mais fotos de apertivos, bebidas, pratos, buffets e ambientes para você se inspirar!
Todas do Pixabay.

alcohol-1853327_1920appetizer-1846083_1920 champagne-3515140_1920 smoothies-2253423_1920 brigadier schnitzel-3779726_1920 pasta-3805772_1920 penne-2243258_1920 food-712665_1920 pizza-1239077_1920 pizza-2803044_1920 carrots-soup-2157199_1920 pumpkin-soup-1685574_1920 bread-breakfast-coffee-374052 cafe-chairs-menu-6267_resized candles-catering-celebration-265920_resized diner-dining-dinner-761854_resized chef coffee-983955_1280 coffee-3120750_1280 Coffee-Menu kitchen-chef-modelo